Gilberto Salvador
Gilberto Orcioli Salvador nasceu em São Paulo em 16 de dezembro de 1946, é um pintor, desenhista, gravador, arquiteto e professor brasileiro, formou-se em arquitetura em 1969 pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo onde mais tarde atuou como professor , paralelamente aos estudos universitários, dedicou-se à pintura e ao desenho. Expôs individualmente, pela primeira vez, em 1965, na Galeria de Arte do Teatro de Arena em São Paulo. Foi premiado com a medalha de ouro no Salão de Arte Contemporânea, Campinas, em 1967, e, nas edições de 1969 e 1970, com o prêmio aquisição. Participou de várias edições da Bienal Internacional de São Paulo, e entre suas principais mostras individuais destacam-se duas exposições no MASP, em 1985 e 1995.Em 1999, a escultura Vôo de Xangô foi instalada na estação Jardim São Paulo (Metrô de São Paulo) e, no mesmo ano, passou a presidir a Fundação Gilberto Salvador, em São Paulo.
A Fundação é uma instituição sem fins lucrativos, que tem a finalidade de documentar, certificar e organizar a trajetória e produção do artista plástico Gilberto Salvador, desenvolve e realiza projetos culturais com produtores com abrangência nacional e internacional.
Gilberto Salvador surpreende o público com suas expocições.
Suas Obras dividem-se em Tridimensionais , Pinturas , Papeis , Gravuras e Espaços Publicos .
Humberto Espíndola
Humberto Augusto Miranda Espíndola nasceu em Campo Grande em 4 de abril de 1943, é um artista plástico , criador e difusor do tema bovinocultura, Bacheral em jornalismo pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Católica do Paraná. Também atua no meio teatral e literário universitário.
Espíndola apresenta o tema Bovinocultura em 1967, no IV Salão de Arte Moderna do Distrito Federal, em Brasília. No mesmo ano é co-fundador da Associação Mato-Grossense de Arte, em Campo Grande, onde atua até 1972. Em 1973 participa do projeto e criação do Museu de Arte e Cultura Popular e colabora com o Museu Rondon, ambos da Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá. Em 1974 cria o mural externo, em pintura, granito e mármore, no Palácio Paiaguás, sede do governo estadual de Mato Grosso, e em 1983 é co-fundador do Centro de Cultura Referencial de Mato Grosso do Sul. Em 1979 colabora com o livro Artes Plásticas no Centro-Oeste, de Aline Figueiredo, que em 1980 ganha o Prêmio Gonzaga Duque, da Associação Brasileira de Críticos de Arte. Em 1986 é nomeado primeiro secretário de cultura de Mato Grosso do Sul, permanecendo no cargo até 1990. Em 1996 cria o monumento à Cabeça de Boi, na Praça Cuiabá, Campo Grande.
Ganhou vários prêmios, incluindo o de melhor do ano da Associação Paulista de Críticos de Arte. Possui obras em museus como o Museu de Arte Contemporânea de Campo Grande e o de São Paulo
Conhecido como "O Dono do Boi" por causa das suas obras , ja pintou o boi de todas as formas .
Imagens Gilberto Salvador
Tridimensionais : Bicicleta
Pinturas : Maranhão
Gravuras : Panassonic
Papeis : Roda Pipa
Espaços Publicos : Oxum abalá
Humberto Espindola
Dono dos Bois![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiMXbDhbinFYrmSGUJNOUeuCfJIM0LWnjXI15cAfIQ4pllMpdQoxWMZltN_8aXpkejr3Rf4CONB6xoD_uX5GYZcn0Q4BEQssBKLTXkqKjn-7Se4vHkc-7gjiNnPIJ_-2nE9K_-sH5eFk38/s400/boi+4.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário